terça-feira, 9 de novembro de 2010

Atheist - Jupiter



Formado na Flórida em 1984 (originalmente sob os nomes de Oblivion e R.A.V.A.G.E.), o death metal progressivo do Atheist adentrou ao mundo com seu som viciante, combinando um death metal técnico com toques de jazz fusion. Com o tempo, a banda sobreviveu a muitas provações e tribulações, como a trágica morte do baixista Roger Patterson em 1991, e bastante mudanças no line-up. Nessa viagem, eles conseguiram libertar alguns dos death assaults mais influentes da história do death metal mundial, como o clássico Unquestionable Presence, de 1991. O último disco, Júpiter, é o primeiro lançamento do Atheist em 17 anos (desde Elements em 1993 que não lançavam nada) e mantém firme a característica sonora dos velhos tempos, sem perder o título de grandes nomes do death metal mundial.


Júpiter inicia com tudo, desde a abertura "Second To Son" com um trabalho instrumental magnífico, bem como a voz rouca e atormentada de Kelley Shaefer (uma abordagem quase invisível nas bandas da nova escola do death metal). Shaefer ainda alterna de forma brilhante, ora o vocal rouco e atormentado já citado, ora com um bem sacado gutural cavernoso. Enquanto isso, as guitarras insanas de Chris Baker e Jonathan Thompson destroem nosso cérebro como uma guilhotina, alavancado pelo mestre Steve Flynn na bateria. "Live and Live Again" e "Faux King Christ" são facilmente pontos altos do disco, destacando o excelente death/thrash da primeira. "When the Beast" e "Third Person" mostram toda a versatilidade dos caras, com um ótimo prog-death, apresentado de forma insana e altamente técnica, que com certeza irão fazer muitas cabeças girarem.


Está provado que, quando uma banda resolve dar uma parada nas suas atividades, tal como o Atheist, nem sempre é uma garantia de que vai garantir o mesmo impacto fatal como eles fizeram no seu auge. Mas com Júpiter, pelo contrário, o Atheist conseguiu voltar de vez aos pilares do death metal mundial, sem mudar seu estilo de tocar, mas acrescentando mais peso, técnica e versatilidade!!! 


MySpace: Atheist

Formação
  • Chris Baker - Guitarra
  • Kelly Shaefer - Guitarra e Vocal
  • Jonathan Thompson - Guitarra Contrabaixo
  • Steve Flynn - Bateria
Tracklist:
  1. Second To Sun
  2. Fictitious Glide
  3. Fraudulent Cloth
  4. Live And Live Again
  5. Faux King Christ
  6. Tortoise The Titan
  7. When The Beast
  8. Third Person

Nenhum comentário:

Postar um comentário