Formado na Flórida em 1984 (originalmente sob os nomes de Oblivion e R.A.V.A.G.E.), o death metal progressivo do Atheist adentrou ao mundo com seu som viciante, combinando um death metal técnico com toques de jazz fusion. Com o tempo, a banda sobreviveu a muitas provações e tribulações, como a trágica morte do baixista Roger Patterson em 1991, e bastante mudanças no line-up. Nessa viagem, eles conseguiram libertar alguns dos death assaults mais influentes da história do death metal mundial, como o clássico Unquestionable Presence, de 1991. O último disco, Júpiter, é o primeiro lançamento do Atheist em 17 anos (desde Elements em 1993 que não lançavam nada) e mantém firme a característica sonora dos velhos tempos, sem perder o título de grandes nomes do death metal mundial.
Júpiter inicia com tudo, desde a abertura "Second To Son" com um trabalho instrumental magnífico, bem como a voz rouca e atormentada de Kelley Shaefer (uma abordagem quase invisível nas bandas da nova escola do death metal). Shaefer ainda alterna de forma brilhante, ora o vocal rouco e atormentado já citado, ora com um bem sacado gutural cavernoso. Enquanto isso, as guitarras insanas de Chris Baker e Jonathan Thompson destroem nosso cérebro como uma guilhotina, alavancado pelo mestre Steve Flynn na bateria. "Live and Live Again" e "Faux King Christ" são facilmente pontos altos do disco, destacando o excelente death/thrash da primeira. "When the Beast" e "Third Person" mostram toda a versatilidade dos caras, com um ótimo prog-death, apresentado de forma insana e altamente técnica, que com certeza irão fazer muitas cabeças girarem.
Está provado que, quando uma banda resolve dar uma parada nas suas atividades, tal como o Atheist, nem sempre é uma garantia de que vai garantir o mesmo impacto fatal como eles fizeram no seu auge. Mas com Júpiter, pelo contrário, o Atheist conseguiu voltar de vez aos pilares do death metal mundial, sem mudar seu estilo de tocar, mas acrescentando mais peso, técnica e versatilidade!!!
Fonte: Forbidden Magazine
MySpace: Atheist
Formação
- Chris Baker - Guitarra
- Kelly Shaefer - Guitarra e Vocal
- Jonathan Thompson - Guitarra Contrabaixo
- Steve Flynn - Bateria
Tracklist:
- Second To Sun
- Fictitious Glide
- Fraudulent Cloth
- Live And Live Again
- Faux King Christ
- Tortoise The Titan
- When The Beast
- Third Person

Nenhum comentário:
Postar um comentário