Bom, primeiro post deste novo blog, e já começo bem. Na noite desta terça-feira, dia 28/09/2010 ocorreu mais uma edição da República do Rock, um evento realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre no Teatro de Câmara Túlio Piva, com o apoio da TVE.
Desta vez o evento contou com a presença dos novatos Charutos Cubanos e dos veteranos d'Os Replicantes. Os Charutos Cubanos começaram a festa, após uma breve apresentação de Léo Medeiros, apresentador do programa Radar da TVE. A gurizada faz um bom som, com fortes influências de Strokes e Arctic Monkeys. Começaram em 2007 e já lançaram dois EP's, um em 2008 e um em 2009 e estão preparando o terceiro EP para o final de Outubro deste ano. Se destacaram na mídia após serem escolhidos como trilha sonora de um vídeo da top model gaúcha Gisele Bündchen para o making of da campanha da Pantene em 2009, com a música It's Just My Job, que inclusive consta no seu site. Destaque para as duas últimas músicas, Cansei e Apaluza, com uma performance incrível da banda e principalmente do batera, e para os covers Crying Lightning e Hard to Explain, das já citadas bandas Arctic Monkeys e Strokes, respectivamente.
Após mais uma palavrinha do Léo Medeiros enquanto ocorria a troca do palco, eis que surgem Os Replicantes, com Julia Barth a frente nos vocais, Cláudio Heinz na guitarra, Heron Heinz no baixo e Cléber Andrade na bateria. Aqui, uma pausa. Confesso que achei duas situações um tanto quanto estranhas. A primeira é o fato ser um show de punk rock em um teatro, com todos sentados e bem comportados. A segunda, por estarmos acostumados a ver e a ouvir os já consagrados Wander Wildner e Carlos Gerbase, ver um par de pernas femininas a frente de uma grande banda punk soou meio estranho antes do show.
Sim, disse antes do show porque bastou Julia Barth abrir a boca e mandar ver no punk rock que mudei meus conceitos. Ela manda muito bem, não faz feio e não deixa a peteca cair. Mas em compensação, achei um tanto quanto apática a presença de palco dos irmãos Cláudio e Heron Heinz, principalmente nos backing vocals. Tudo bem que eles já não são mais os garotões de vinte anos atrás que gravaram o frenético O Futuro é Vortex, mas acho que eles poderiam ter se esforçado um pouco mais. Voltando ao show, a banda mesclou os grandes clássicos da banda com as novas composições do disco Os Replicantes 2010, lançado este ano, e iniciaram a festa com as novas Terrorismo Sem Bomba e De Sul A Norte e as clássicas O Futuro é Vortex e Sandina.
Após dezenove músicas, incluindo o inusitado cover de Gonna Leave You, da banda Queens Of The Stone Age, pôde-se destacar até então como os pontos altos do show, os clássicos Hippie-Punk-Rajneesh, Surfista Calhorda e Nicotina. Depois de Sangue Sujo a banda sai de cena, mas volta na sequencia com o público pedindo BIS. É neste momento que Julia Barth ordena que todos se levantem, mas que não quebrassem nada. Prontamente é atendida e manda para os loucos a clássica e nervosa Astronauta, levando a galera ao delírio, com muitos pulando, pogueando no palco e até derrubando a própria vocalista.
Mas o ponto alto desta festa vem justamente fechando com chave de ouro esta noite. Os Replicantes encerram o show tocando o que se pode dizer como um dos maiores clássicos do punk rock gaúcho e nacional. Festa Punk faz o Teatro de Câmara vir abaixo e explodir de êxtase.
Para quem interessar, o setlist d'Os Replicantes foi o seguinte:
- Terrorismo sem Bomba (Os Replicantes 2010)
- De Sul a Norte (Os Replicantes 2010)
- O Futuro é Vórtex (O Futuro é Vórtex)
- Sandina (Histórias de Sexo & Violência)
- Para ver se eu conseguia (A Volta dos Que Não Foram)
- Sai Daqui (Os Replicantes 2010)
- Mistérios da Sexualidade Humana (Histórias de Sexo & Violência)
- Motel da Esquina (O Futuro é Vortex)
- Hippie-Punk-Rajneesh (O Futuro é Vortex)
- Papel de Mau (Papel de Mau)
- Maria Lacerda (Os Replicantes 2010)
- Só Mais Uma Chance (Papel de Mau)
- One Player (O Futuro é Vortex)
- Surfista Calhorda (O Futuro é Vortex)
- Solo é para Minhoca (Os Replicantes 2010)
- Gonna Leave You (Queens Of The Stone Age)
- Nicotina (Histórias de Sexo & Violência)
- Alguém Explica (Os Replicantes 2010)
- Sangue Sujo (Os Replicantes 2010)
- ·
- Astronauta (Histórias de Sexo & Violência)
- Festa Punk (Histórias de Sexo & Violência)








Nenhum comentário:
Postar um comentário